Um caminho a seguir para atualização em Fisioterapia Respiratória







http://www.kineos.cl/images/1208825_558787760854429_1715861418_n.jpg

Há muitas patologias que o Fisioterapeuta que trabalha com Pneumologia pode enfrentar no dia a dia. Os tratamentos destas doenças dentro da Fisioterapia vem evoluindo e as pesquisas que são feitas ajudam muito esse processo.

Não é novidade para o estudante e para o profissional mais atento que uma forma de atualização que o fisioterapeuta pode utilizar é a leitura de artigos científicos e materiais especificas de acordo com as especialidades escolhidas. A Fisioterapia na Pneumologia ou Respiratória é uma especialidade muito reconhecida e é preciso saber mais sobre ela. 

O objetivo da Fisioterapia Respiratória não se restringe apenas ao tratamento, englobando também a prevenção às doenças respiratórias. Além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. O fisioterapeuta procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões de seu paciente, utilizando-se de aparelhos específicos para a mobilização da secreção para facilitar a sua retirada.

Os exercícios respiratórios são de extrema importância para o andamento do tratamento junto à aplicação das demais técnicas da Fisioterapia Respiratória. Os exercícios propõem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da mobilização dos músculos ventilatórios que compõem seu sistema respiratório e pode ainda ser realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo aqui pacientes que estejam entubados, necessitando da ajuda de aparelhos para respirar.

A Fisioterapia Respiratória atua ainda como forma de prevenção para o aparecimento de complicações respiratórias dos pacientes, considerando principalmente aqueles que estejam internados e imobilizados. Esses certamente precisam realizar tanto a fisioterapia motora quanto a respiratória durante sua permanência no leito hospitalar, a fim de garantir a melhoria na condição geral do paciente por meio de técnicas que contemplem ambos os sistemas, respiratório e cardiovascular.

Para estar a par disso tudo é preciso que a atualização seja constante. O uso de artigos e materiais como apostilas e etc é um caminho a seguir nessa especialidade. Conheça um CD com esse  material.

Até a próxima!



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.