Um caminho a seguir para atualização em Fisioterapia Respiratória







http://www.kineos.cl/images/1208825_558787760854429_1715861418_n.jpg

Há muitas patologias que o Fisioterapeuta que trabalha com Pneumologia pode enfrentar no dia a dia. Os tratamentos destas doenças dentro da Fisioterapia vem evoluindo e as pesquisas que são feitas ajudam muito esse processo.

Não é novidade para o estudante e para o profissional mais atento que uma forma de atualização que o fisioterapeuta pode utilizar é a leitura de artigos científicos e materiais especificas de acordo com as especialidades escolhidas. A Fisioterapia na Pneumologia ou Respiratória é uma especialidade muito reconhecida e é preciso saber mais sobre ela. 

O objetivo da Fisioterapia Respiratória não se restringe apenas ao tratamento, englobando também a prevenção às doenças respiratórias. Além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. O fisioterapeuta procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões de seu paciente, utilizando-se de aparelhos específicos para a mobilização da secreção para facilitar a sua retirada.

Os exercícios respiratórios são de extrema importância para o andamento do tratamento junto à aplicação das demais técnicas da Fisioterapia Respiratória. Os exercícios propõem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da mobilização dos músculos ventilatórios que compõem seu sistema respiratório e pode ainda ser realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo aqui pacientes que estejam entubados, necessitando da ajuda de aparelhos para respirar.

A Fisioterapia Respiratória atua ainda como forma de prevenção para o aparecimento de complicações respiratórias dos pacientes, considerando principalmente aqueles que estejam internados e imobilizados. Esses certamente precisam realizar tanto a fisioterapia motora quanto a respiratória durante sua permanência no leito hospitalar, a fim de garantir a melhoria na condição geral do paciente por meio de técnicas que contemplem ambos os sistemas, respiratório e cardiovascular.

Para estar a par disso tudo é preciso que a atualização seja constante. O uso de artigos e materiais como apostilas e etc é um caminho a seguir nessa especialidade. Conheça um CD com esse  material.

Até a próxima!



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.