Manobras Fisioterapêuticas no Tratamento Pediátrico da Bronquiolite Viral Aguda

Autores: Marcelo Henrique de Oliveira Ferreira
Denise Gonzales do Nascimento
Flavia Brito Ruas


A bronquiolite viral aguda (BVA) é uma doença comum das vias aéreas inferiores de lactentes encontrada mais freqüentemente em criança nos primeiros 2 anos de vida com incidência máxima em torno de 6 meses. A incidência é mais alta durante o inverno e início de primavera, em lactentes que não foram alimentados ao seio, com baixo peso ao nascer e com mães fumantes. A bronquiolite aguda é predominantemente uma doença viral, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o agente causal em mais de 50% dos casos. A fisioterapia respiratória é parte integral e essencial em pacientes com quadro de bronquiolite e dispõe atualmente de técnicas e manobras eficazes no tratamento destes pacientes contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Este artigo é um estudo de caso com revisão bibliográfica onde estará sendo priorizado o comprometimento pulmonar na bronquiolite e o seu tratamento fisioterápico.
Clique aqui para ver o artigo completo Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


Tecnologia do Blogger.