Sintomas da Bronquiectasia








Bronquiectasia provoca um aumento anormal das vias aéreas devido à inflamação e a infecção. Quando as vias aéreas ficam aumentadas, há uma alteração da forma do muco,  levando à infecção. Obstrução das vias aéreas ocorre também devido a dano aos cílios, os pêlos minúsculos protetora responsável pela limpeza das vias aéreas. Isso resulta em um ciclo de repetidas inflamações, infecções e obstrução das vias aéreas característica de bronquiectasias.
Muitas vezes, como se desenvolve gradualmente, os sintomas de bronquiectasias não aparecem por meses ou mesmo anos. Os sintomas da bronciectasis podem incluir:

1. Crônica Tosse com grandes quantidades de espessura, de odor fétido do catarro
A persistente, tosse de longa duração com grandes quantidades de escarro, purulenta espessa são os sintomas característicos da bronciectasis. Com a presença de infecção, o muco é muitas vezes descoloridos, mau cheiro e podem até conter o sangue.

2. Hemoptise
Pessoas com bronquiectasias vezes pode expectorar pequenas quantidades de sangue. Este termo é referido como hemoptise. Hemoptise é devido, principalmente, à ruptura de vasos sanguíneos minúsculos perto da superfície dos tubos bronquiais. Normalmente, esse sangramento é menor, mas às vezes requer cuidados emergentes. Quando a hemoptise ocorre, geralmente indica infecção.

3. Dispnéia
Dispneia ou falta de ar, é outro sintoma comum de bronquiectasia, que ocorre devido à obstrução das vias aéreas com muco. Normalmente, a piora da dispnéia pode acontecer durante o esforço ou exercício.

4. Perda de peso
A perda de peso pode ocorrer por causa da maior demanda calórica produzida pelo organismo como resultado de longo prazo, tosse excessiva. Leia mais sobre a nutrição ea DPOC.

5. Fadiga
A fadiga é uma sensação geral de cansaço ou falta de energia. No caso de bronquiectasia, uma das causas da fadiga pode ser a falta de sono causada pelo longo prazo tosse excessiva. Às vezes, os efeitos colaterais dos medicamentos podem trazer a fadiga são comuns com anti-histamínicos, medicamentos pressão arterial, pílulas para dormir, esteróides ou diuréticos.

6. Fraqueza Muscular
A fraqueza é um sintoma comum de muitas doenças crônicas. A fraqueza causada por bronquiectasia é basicamente generalizada, o que significa que afeta todo o corpo, em oposição à fraqueza localizada, que afeta apenas uma parte específica, grupo muscular, ou de um lado do corpo.

7. "Dedos brancos"
É um sinal de privação de oxigênio a longo prazo e podem, ou não, ser visto em bronquiectasias. 

8. Chiado
Muitas vezes descrito como um som de assobios ouvidos durante a inspiração ou expiração, chiado é causado por um estreitamento ou obstrução das vias aéreas. Muitas vezes, chiado pode ser tão grande que você pode ouvi-lo sem a ajuda de um estetoscópio.

9. Repetidas infecções pulmonares
As infecções respiratórias são comuns em bronquiectasias e podem incluir infecções bacterianas (como Staphylococcus) infecções fúngicas (tais como aspergilose) infecções por micobactérias (como a tuberculose) ou infecções virais (como a gripe). Se essas infecções pulmonares são tratados imediatamente, a bronquiectasia é menos provável de ocorrer.



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.