Rinite alérgica pode causar alterações em funções básicas do organismo








 A obstrução nasal, que é o principal sintoma da rinite alérgica, pode levar uma pessoa a respirar de forma errada. Além disso, pode influenciar na mastigação, com movimentos incorretos e dificuldade para engolir a comida.

Na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), uma pesquisa analisou 170 pessoas com idade entre 6 e 55 anos - metade delas tinha rinite. Segundo o estudo, os pacientes com a doença apresentaram alterações na forma de respirar, mastigar e engolir (problemas funcionais) e alterações na oclusão dentária (problema estrutural relativo à posição dos dentes na boca). Em relação à fala, não foram observadas mudanças.

A fonoaudióloga Catiane Maçaira de Lemos, autora da pesquisa, explica que a obstrução nasal na rinite é sazonal, ou seja, há momentos do dia, da semana ou do mês em que o nariz fica "entupido".

Alterações

A respiração correta ocorre pelo nariz. Entretanto, nos pacientes com rinite, a respiração pela boca é a forma mais frequente em todas as idades. "Os adultos [100%] respiravam apenas pela boca", conta Catiane. "Embora haja uma tendência natural de melhora na maneira de respirar - quanto mais velha é a pessoa, melhor ela respira -, isso não foi observado em quem tinha a doença", observa a fonoaudióloga.

Assim, enquanto quase 83% das crianças com rinite respiravam pela boca, 97% dos adolescentes apresentavam esse tipo de respiração, atingindo a totalidade nos adultos. Isso significa que, em pessoas com rinite, houve uma piora na forma de respirar.

Considerando a mastigação, as principais constatações foram as que dizem respeito aos movimentos mandibulares e aos padrões mastigatórios. "Mastigar de boca aberta ou amassar em vez de triturar os alimentos foram mudanças observadas em pacientes com rinite", conta Catiane.

"No grupo de pessoas sem a doença, todos mastigavam corretamente", completa. Engasgos, língua para fora dos dentes e movimentação de cabeça para ajudar a engolir foram as principais alterações encontradas na função de deglutição. Em torno de 80% dos participantes com rinite apresentaram essa função alterada.

Segundo o estudo, os problemas decorrentes da rinite são causados pela flacidez dos músculos do lábio, da língua e da bochecha. Porém, há tratamento para reverter o quadro e o primeiro passo é combater a obstrução nasal, principal causa de todas as mudanças.

Além disso, o tratamento deve ser multidisciplinar. "Deve-se procurar um otorrino, para tratar a rinite, um fonoaudiólogo, para melhorar e fortalecer a musculatura, e um dentista para corrigir os dentes", recomenda Catiane.

Rinite

Além da obstrução nasal, a rinite alérgica desencadeia outros sintomas, como espirros, coriza (nariz escorrendo) e prurido (coceira). Suas principais causas são fatores ambientais, em que alguns antígenos (como ácaros, pêlos ou poeira) podem desencadear a crise. De acordo com alguns estudos, também pode haver um fator genético, no qual a pessoa já nasce predisposta a desenvolver a doença.

Um levantamento feito em 2008 em oito países da América Latina constatou que aproximadamente 59% dos adultos têm sintomas de rinite. "Daí a importância da pesquisa, que estudou as consequências da obstrução nasal causada exclusivamente pela doença", afirma Catiane.

A dissertação "Alterações funcionais do sistema estomatognático em um grupo de pacientes com rinite alérgica" teve a orientação do professor João Ferreira de Mello Júnior, do Departamento de Otorrinolaringologia da FMUSP. 
  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.