Enfisema pulmonar é provocado pelo próprio sistema imunológico







O enfisema pulmonar é uma doença crônica que destrói gradualmente as células do pulmão. No fim, o órgão já não consegue fazer as trocas gasosas da maneira correta, o que gera falta de ar.

Como quase todas as doenças relacionadas às vias respiratórias, ele é agravado pelo fumo. Mas uma pesquisa publicada na edição desta quinta-feira (19) da revista "Science Translational Medicine" mostra que o processo não é direto, como os médicos acreditavam. Na prática, quem provoca as lesões no pulmão é o próprio sistema de defesa do corpo humano.

"Antes, se pensava que o enfisema era uma resposta perniciosa não específica à exposição ao fumo em longo prazo. Esses estudos mostram pela primeira vez que o enfisema é causado por uma resposta imunológica específica, induzida pelo fumo", afirmou Farrah Kheradmand, do Centro do Câncer MD Anderson, da Universidade do Texas, em material divulgado pela instituição.

O fenômeno é um exemplo do que os cientistas chamam de epigenética, que é quando um fator externo altera os genes e muda o comportamento biológico. No caso, a fumaça do cigarro transforma as células de defesa, de forma que o próprio sistema imunológico ataca o pulmão.

"A inflamação que leva ao enfisema também poderia levar ao desenvolvimento de câncer, é uma hipótese testável que já começamos a pesquisar", completou a pesquisadora.

Testes em camundongos confirmaram a descoberta. Os cientistas alteraram os animais geneticamente para que eles não expressassem um gene específico ligado às células de defesa e, expostos ao cigarro, esses animais não desenvolveram a doença na velocidade que seria considerada normal.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.