Enfisema pulmonar é provocado pelo próprio sistema imunológico







O enfisema pulmonar é uma doença crônica que destrói gradualmente as células do pulmão. No fim, o órgão já não consegue fazer as trocas gasosas da maneira correta, o que gera falta de ar.

Como quase todas as doenças relacionadas às vias respiratórias, ele é agravado pelo fumo. Mas uma pesquisa publicada na edição desta quinta-feira (19) da revista "Science Translational Medicine" mostra que o processo não é direto, como os médicos acreditavam. Na prática, quem provoca as lesões no pulmão é o próprio sistema de defesa do corpo humano.

"Antes, se pensava que o enfisema era uma resposta perniciosa não específica à exposição ao fumo em longo prazo. Esses estudos mostram pela primeira vez que o enfisema é causado por uma resposta imunológica específica, induzida pelo fumo", afirmou Farrah Kheradmand, do Centro do Câncer MD Anderson, da Universidade do Texas, em material divulgado pela instituição.

O fenômeno é um exemplo do que os cientistas chamam de epigenética, que é quando um fator externo altera os genes e muda o comportamento biológico. No caso, a fumaça do cigarro transforma as células de defesa, de forma que o próprio sistema imunológico ataca o pulmão.

"A inflamação que leva ao enfisema também poderia levar ao desenvolvimento de câncer, é uma hipótese testável que já começamos a pesquisar", completou a pesquisadora.

Testes em camundongos confirmaram a descoberta. Os cientistas alteraram os animais geneticamente para que eles não expressassem um gene específico ligado às células de defesa e, expostos ao cigarro, esses animais não desenvolveram a doença na velocidade que seria considerada normal.


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.