Rinite: alergia é a principal causa da inflamação nas mucosas do nariz









Quando o ar está seco e a poeira voa livre por todos os cantos é sinal de que muita gente vai começar a sofrer com a rinite, uma inflamação das mucosas do nariz, que causa muito, mas muito mal estar em quem sofre com o problema.

Espirros, nariz escorrendo, congestão nasal... Assim é o dia a dia de quem tem rinite, uma inflamação que acontece nas mucosas do nariz.

Existem vários tipos de rinite. A rinite inflamatória é aquela que pode ser produzida por vírus, como o que acontece no resfriado comum. A rinite alérgica é bastante comum, principalmente em cidades com muita poluição.

As rinites podem ter várias causas, como alergias, resfriados, uso indevido de medicamentos e até produtos químicos irritantes. Quando essas substâncias entram em contato com a mucosa nasal é desencadeada uma inflamação, o que dá inicio aos sintomas, que são muito parecidos em todos os tipos. Há espirros consecutivos, principalmente pela manhã, obstrução nasal, coriza, irritação e coceira no nariz e nos olhos, e até dores de cabeça.

Higiene ambiental
Medida importante para quem tem rinite é também a higiene ambiental. Diminuindo a presença de agentes que causam alergia nos lugares que você frequenta pode, em muitos casos, resolver o problema.

"Se você percebe que chegar em casa te faz espirrar, e que muitas vezes pode ser um tapete velho que você tem em casa, ou um carpete de muito tempo, ou cortinas, ou uma parede que está infiltrada", explica a especialista. "Alguns fatores nós conseguimos identificar, tratar e corrigir. E aí, muitas vezes, a pessoa fica bem", completa.

O quarto de dormir também precisa estar livre de agentes que causam alergia. Por isso evite cobertores e roupas de lã. Objetos que juntam poeira como bichos de pelúcia também não são recomendados. Mas se nada disso adiantar, o tratamento medicamentoso pode ser a solução. Saramira explica que hoje existem tratamentos muito eficazes, como os corticoides tópicos nasais. Por não ter absorção sistêmica, esse tipo de medicamento é bastante seguro, aliviando bastante o quadro de rinite.


Solução para rinite
Já quem sofre com muita secreção pode se beneficiar com uma receita muito simples de fazer. Dilua duas colheres de chá de sal e uma de bicarbonato de sódio em um litro de água. Depois é só aplicar algumas gotinhas no nariz. Não deixe de consultar seu médico para avaliar o seu caso.


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.