A Influência da Fisioterapia Respiratória em Gestantes








A fisioterapia respiratória proporciona uma influência significativa e positiva nas alterações fisiológicas e anatômicas provocados durante a gestação. Além de garantir segurança e conforto emocional à gestante.

Durante o período gestacional, as estruturas anatômicas sofrem diversas modificações, e essas modificações, devem ser levadas em conta ao realizar qualquer tipo de atividade física.

Devido o aumento uterino, o músculo diafragma fica pressionado dificultando a respiração. E com o aumento da barriga, é normal que a gestante passe a respirar com predomínio torácico, do que abdominal.

A cintura pélvica sofre um aumento da sua mobilidade articular, pois sofrem ação direta do hormônio da relaxina. Devido aumento da mobilidade, a gestante passa adotar a marcha anserina (andar de pata).

Com o aumento do útero, a cadeia muscular anterior passa por um processo de estiramento, deslocando o centro gravitacional da mulher, fazendo com que a cadeia muscular posterior fique sob tensão e estresse muscular constante. Essa ação pode ocasionar rotação nas vértebras e por conseguinte imobilizar os nervos.

Na gestação há um aumento do consumo de oxigênio, pois, além da mãe, o oxigênio também é absorvido pelo bebê, aumentando o cansaço da mãe. Há um aumento da capacidade inspiratória e uma queda na reserva expiratória, por isso, a gestante é orientada em soltar mais o ar, do que puxar, assim evita incômodos como dores de cabeça e tonturas.

A fisioterapia gestacional em conjunto as técnicas e conhecimentos da fisioterapia respiratória, abrangem objetivos importantes, como:

►  Melhora da ventilação alveolar

►  Otimização da complacência pulmonar

► Redução da resistência das vias aéreas

► Manutenção da integridade muscular respiratória.

 Fisioterapia Respiratória: Treino dos tipos de respiração adotados pela gestante

Respiração torácica:

Utiliza-se apenas para conscientização corporal. Deve ser intercalado com os outros tipos de respiração. Técnica: Inspirar pelo nariz, expandindo o tórax, e expirar lentamente pela boca, como se estivesse assoprando uma vela.

Respiração abdominal ou diafragmática:

É a respiração mais adequada, devido os seus efeitos gerados. Com a descida do diafragma, tem se o alívio das risões de ventre e a melhora da oxigenação sanguínea, provocando um relaxamento. Técnica: Inspiração gradual e profunda, pelo nariz, dilatando o abdômen e expira pela boca.

Respiração de bloqueio:

Só pode ser realizada a partir do 4º mês de gestação, até o início do 9º mês. Sendo interrompido a qualquer dilatação de colo e contrações esporádicas. Técnica: Inspiração profunda pelo nariz, juntamente com a respiração diafragmática,  flexionar o pescoço, trazendo o queixo próximo à região peitoral, e expandir e contrair o abdômen como se o ar fosse sair pela vagina.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.