Saiba mais sobre a Fisioterapia Respiratória Neonatal









A fisioterapia neonatal está compreendida na área da fisioterapia intensiva, reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) como uma especialidade da profissão. A atuação é feita no âmbito das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com o profissional atuando como peça essencial em equipes multidisciplinares.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é altamente eficaz para o tratamento de casos clínicos mais sérios. Envolvendo uma complexidade ainda maior, a UTI Neonatal se torna um grande desafio entre os profissionais da saúde — tendo em vista que acolhe uma nova vida que está correndo risco.

Nas UTI, a fisioterapia é mais aplicada ao tratamento de doenças respiratórias e prevenção de complicações.

Na fisioterapia respiratória neonatal, cabe ao profissional utilizar técnicas que facilitem as trocas gasosas e adequar a relação ventilação-perfusão. Outras funções, como adequação do suporte respiratório, prevenção e tratamento de complicações pulmonares também estão no escopo de atuação.

O profissional também atua junto à equipe multiprofissional no controle e aplicação de gases medicinais, ventilação pulmonar mecânica (VPM) invasiva e não-invasiva (VNI), protocolos de desmame e extubação da VPM, insuflação traqueal de gás, protocolo de insuflação e desinsuflação do balonete intratraqueal – entre outras atividades.

A prática se assemelha à da terapia intensiva adulta. Entretanto, algumas peculiaridades anatômicas e fisiológicas diferenciam a abordagem. Diversos estudos sugerem parcimônia no manejo de recém-nascido pré-termo (RNPT), já que o excesso de manipulação pode ocasionar efeitos adversos. Assim, ao acompanhar o paciente, o fisioterapeuta promove o manuseio da parte motora e respiratória.

Quer saber mais sobre essa área? Conheça o ebook Neonatologia - Um simples resumo da matéria de Fisioterapia. É um simples resumo sobre a matéria de Neonatologia do curso de fisioterapia. Clique aqui e saiba mais!


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.