Fisioterapia Respiratória no Pós-Operatório de Cirurgias Torácicas







 


As cirurgias torácicas são procedimentos que envolvem o tórax, incluindo o pulmão, o coração, a traqueia e os brônquios. Essas cirurgias podem causar uma série de complicações respiratórias, como atelectasia, pneumonia e insuficiência respiratória.

A fisioterapia respiratória é um tratamento importante para prevenir e tratar essas complicações. A fisioterapia respiratória ajuda a melhorar a função pulmonar, reduzir o risco de complicações e acelerar a recuperação do paciente.

Objetivos da fisioterapia respiratória no pós-operatório de cirurgias torácicas

Os objetivos da fisioterapia respiratória no pós-operatório de cirurgias torácicas são:

  • Prevenir atelectasias: As atelectasias são colapsos dos alvéolos, as pequenas bolsas de ar que permitem a troca de gases entre o ar e o sangue. As atelectasias podem ocorrer após cirurgias torácicas devido à sedação, à dor e à imobilidade.
  • Reduzir o risco de pneumonia: A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode ser grave, especialmente em pacientes que foram submetidos a cirurgias torácicas. A fisioterapia respiratória ajuda a remover as secreções das vias aéreas, o que reduz o risco de pneumonia.
  • Acelerar a recuperação do paciente: A fisioterapia respiratória ajuda a melhorar a função pulmonar, o que permite que o paciente respire com mais facilidade e recupere sua força e resistência.

Técnicas de fisioterapia respiratória no pós-operatório de cirurgias torácicas

As técnicas de fisioterapia respiratória mais comuns no pós-operatório de cirurgias torácicas incluem:

  • Respiração diafragmática: A respiração diafragmática é uma técnica que usa o diafragma, o músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal, para respirar. A respiração diafragmática ajuda a expandir os pulmões e a melhorar a capacidade pulmonar.
  • Drenagem postural: A drenagem postural é uma técnica que ajuda a remover as secreções das vias aéreas. O paciente é posicionado em diferentes posições para ajudar a drenar o líquido das vias aéreas.
  • Vibração manual: A vibração manual é uma técnica que usa as mãos do fisioterapeuta para vibrar o tórax, ajudando a quebrar as secreções e facilitar a expectoração.
  • Percussão: A percussão é uma técnica que usa as mãos ou um dispositivo especial para bater suavemente no tórax, ajudando a quebrar as secreções e facilitar a expectoração.
  • Exercícios de respiração: Os exercícios de respiração ajudam a fortalecer os músculos respiratórios e melhorar a capacidade pulmonar.
  • Exercícios de fortalecimento muscular: Os exercícios de fortalecimento muscular ajudam a fortalecer os músculos que apoiam os pulmões.

Como é realizada a fisioterapia respiratória no pós-operatório de cirurgias torácicas

A fisioterapia respiratória é geralmente realizada por fisioterapeutas especializados em reabilitação pulmonar. A fisioterapia respiratória pode ser realizada no hospital, em casa ou em uma clínica de fisioterapia.

No hospital, a fisioterapia respiratória geralmente é iniciada no dia da cirurgia ou no dia seguinte. A fisioterapia respiratória é realizada pelo fisioterapeuta, que ensina o paciente a realizar os exercícios em casa.

Em casa, o paciente é responsável por realizar os exercícios de fisioterapia respiratória regularmente. O paciente deve consultar o fisioterapeuta para receber instruções sobre como realizar os exercícios e para acompanhar seu progresso.

Dicas para pacientes que estão fazendo fisioterapia respiratória no pós-operatório de cirurgias torácicas

Aqui estão algumas dicas para pacientes que estão fazendo fisioterapia respiratória no pós-operatório de cirurgias torácicas:

  • Siga as instruções do seu fisioterapeuta cuidadosamente.
  • Pratique os exercícios regularmente.
  • Não se force a fazer nada que seja desconfortável.
  • Se você sentir tontura ou falta de ar, pare imediatamente.

Conclusão

A fisioterapia respiratória é um tratamento importante para prevenir e tratar complicações respiratórias após cirurgias torácicas. A fisioterapia respiratória ajuda a melhorar a função pulmonar, reduzir o risco de complicações e acelerar a recuperação do paciente.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.