Síndrome Pulmonar por Hantavírus







O que é Síndrome Pulmonar por Hantavírus?

É uma doença nova, descoberta em 1993, que atinge geralmente adultos jovens saudáveis que tem sintomas respiratórios agudos podendo ser grave, com óbito na metade dos casos.

O que causa a doença?

Um vírus chamado Hantavírus e por isso a doença é chamada de Síndrome Pulmonar por Hantavírus.

Como o vírus é transmitido?

Esta doença é transmitida para o homem através da inalação de aerossóis (minúsculas partículas dispersas no ar sob a forma de fino nevoeiro) contaminados com vírus encontrado nas fezes e urina de roedores silvestres. Quando minúsculas gotinhas contendo os vírus ficam no ar, o processo é conhecido como “aerossolização”.

Quais os sintomas da doença?

Os pacientes inicialmente apresentam febre, cansaço e dor nos músculos. Aproximadamente metade deles apresentam também dor de cabeça, tonturas, calafrios, náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominas e todos podem posteriormente apresentar tosse e falta de ar. Os sintomas podem aparecer de uma a seis semanas após o contato com as fezes, urina e saliva de roedores.

O que fazer se alguém tiver estes sintomas?

Se você tiver contato com roedores silvestres e apresentar os sintomas como: febre, dor nos músculos e falta de ar procure o médico imediatamente, porque até o presente momento, não há tratamento específico para esta doença, mas se sabe que quanto mais cedo for diagnosticada pelo médico, mais precocemente os doentes serão levados ao hospital para cuidados de terapia intensiva e, maior a possibilidade de cura.


OBS: Locais com vestigios de presença de ratos nunca deverão ser varridos, para evitar a formação de aerossóis. Ao proceder a limpeza jogar água ou passar pano úmido.
  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.