Abertura do VI Congresso de Pneumologia e Tisiologia será na noite de Quarta-feira (03/06)







 

O Estado de Mato Grosso sedia, de 04 a 06 de Junho de 2009, o VI Congresso de Penumologia eTisiologia, no Centro de Eventos do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), no bairro do Porto, em Cuiabá. O evento é realizado pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso (SPT/MT) e tem como parceira a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Paralelo ao VI Congresso a SPT/MT realiza, também a II Jornada de Fisioterapia Respiratória do Centro Oeste.



A abertura do Congresso será às 20h00 da Quarta-feira (03/06) e contará com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Jussara Fiterman, o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Arlan Azevedo Ferreira, o vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Antonio José de Amorim, o vice-reitor da Universidade de Cuiabá (UNIC), Francisco Dutra Souto, o diretor da Faculdade de Medicina da UNIC, Marcial Francis Galera, e o presidente do Conselho Regional de Fisioterapeutas (CREFITO), Cássio Fernando Silva.



O presidente da SPT/MT e do VI Congresso, médico Clóvis Botelho, disse que "a Comissão Organizadora do evento está preparando uma programação abrangente, com atividades científicas, cursos, palestras, simpósios e debates visando aceitar o desafio da construção de um novo paradigma para a pneumologia brasileira: a pneumologia ambiental".



Segundo Clóvis Botelho um destaque do VI Congresso serão os cursos pré-congresso, que serão realizados na Quarta - feira (03/06), propiciando treinamento para os profissionais da saúde no diagnóstico e tratamento da Tuberculose e Pneumonia. Serão três cursos: um sobre Tuberculose, outro sobre Reabilitação Pulmonar e um terceiro sobre Pneumopediatria.



PROGRAMAÇÃO – A metodologia do congresso abordará temas relacionados com a Pneumologia e a Tisiologia tratados em forma de Mesas Redondas, mas com um diferencial: as sessões (e as Mesas Redondas) serão distribuídas por três salas, com programação independente em cada uma delas.



Por exemplo: na Quinta - feira (04/06), que será o primeiro dia do evento, a Sala 1 terá a seguinte programação:

8h00 = Mesa Redonda com o tema "Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)" abordando os tópicos: Epidemiologia do DPOC, Patogenia do DPOC e Papel dos Corticóides Inalatórios no DPOC. Após a apresentação dos três tópicos haverá um debate sobre os pontos apresentados.

10h15 = Mesa Redonda sob o tema "Asma". Os sub-temas abordados serão: Epidemiologia da asma, Como avaliar o asmático e Controle total da asma.

14h30 = Mesa Redonda sob o tema: "Distúrbio do Sono". Os tópicos abordados serão: Investigação dos distúrbios do sono, Apnéia do sono, Aspectos Clínicos, e Tratamento da Apnéia do Sono.

16h45 = A palestra sob o tema: "Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)" encerrará a programação da Sala 1, na Quinta-feira.

A Sala 2, na mesma Quinta-feira, terá lugar uma programação diferente:

8h00 = Mesa Redonda sobre "Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP)". Os sub-temas serão: Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) no Brasil, Como investigar a HAP e Tratamento da HAP. Após a apresentação dos sub-temas haverá um debate sobre o assunto.

10h15 = Mesa Redonda sob o tema: "Pneumopediatria". Os tópicos abordados serão: Bebe chiador, Displasia bronco-pulmonar e Fisioterapia do RN. A Mesa Redonda será encerrada após um debate sobre a matéria apresentada.

14h30 = Mesa Redonda sobre a "Tuberculose". Os sub-temas abordados serão: O que fazer quando a baciloscopia for negativa ? O Fenômeno da Resistência na tuberculose e Novas drogas anti-tuberculose, seguidos de um debate sobre o assunto abordado.

16h45 = Palestra sob o tema: "Asma do Exercicio" encerra a programação da Sala 2.

Na Sala 3, ainda no 1º dia do congresso, a programação será a seguinte:

8h00 = Abertura de Mesa Redonda sob o tema "Ventilação Mecânica", com os sub-temas: Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) como recurso da fisioterapia,

Efeitos da Ventilação Não Invasiva (VNI) no pós-operatório de cirurgia e Fisioterapia no paciente Crítico, seguidos de um debate sobre a matéria apresentada.

10h15 = Mesa Redonda sobre "Reabilitação Pulmonar na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)", com os tópicos: Como melhorar a performance muscular, Avaliação da disfunção muscular e Como otimizar o consumo de oxigênio, seguidos de debate.

14h30 = Mesa Redonda sobre "Broncoscopia", com os sub-temas: Estenose Traqueal Pediátrica, Corpo estranho em via aérea e Urgências e emergências, seguidos de debate. A palestra "Manejo Fisioterápico na Fibrose Cística", às 16h45 encerra a programação da Sala 3 na Quinta-feira.



O segundo dia do VI Congresso, Sexta-Feira (05/06) começa com a seguinte programação da Sala 1:

8h00 = Mesa Redonda sob o tema "Clima e Poluição Ambiental", abordando os tópicos: Mudanças Climáticas e Saúde Humana, O Pulmão e a Poluição Atmosférica e O Pulmão e o Aquecimento Global, seguidos de debate.

10h15 = Mesa Redonda sobre " Poluição Ambiental no Trabalho" com sub-temas: Queima da Biomassa, Edifício Doente e Tabagismo Passivo, seguidos de debate.

14h30 = Mesa Redonda sob o tema "Doenças Ocupacionais", com os tópicos: Doenças respiratórias relacionadas às atividades agrícolas, Pneumoconioses e Pneumonia de Hipersensibilidade, seguidos de debate. A palestra "Doenças Intersticiais Pulmonares", às 16h45, encerra a programação da Sala 1 na Sexta-feira.

Programação da Sala 2:

8h00 = Mesa Redonda sob o tema: "Tromboembolismo Venoso", com os seguintes tópicos abordados: Fatores de risco para TEV/TEP, Laboratório Clínico na TEV/TEP e Diagnóstico por Imagem no TEV/TEP, seguidos de debate.

10h15 = Mesa Redonda sobre "Infecção Respiratória Aguda (IRA)", com os sub-temas: Viroses Respiratórias Emergentes, Radiologia na IRA e Pneumonias Atípicas, seguidos de debate.

14h30 = Mesa Redonda sob o tema "Tratamento das Infecções Respiratórias", abordando os tópicos: Quinolonas Respiratórias nas IRs, Tratamento das Exacerbações da DPOC e Tratamento das Pneumonias, seguidos de debate.

A palestra "Tratamento da Embolia Pulmonar", às 16h45, encerra a programação da Sala 2 na Sexta-feira.

Programação da Sala 3:

8h00 = Mesa Redonda sobre "Câncer de Pulmão (Ca)" com os sub-temas: É possível fazer o Rastreamento? Quando operar? Controle do tabagismo na prevenção do Ca de Pulmão e Fisioterapia nos transplantes pulmonares, seguidos de debate.

10h15 = Mesa Redonda sob o tema "Fibrose Cística", com os tópicos: Quando suspeitar, Controle medicamentoso e Controle fisioterápico, seguidos de debate.

14h30 = Mesa Redonda sobre "Asma na Criança", com os sub-temas: Patogenia e Diagnóstico, Tratamento e Corticóide e desenvolvimento da criança, seguidos de debate. A palestra "Septicemia e o pulmão", às 16h45, encerra a programação da Sala 3 na Sexta-feira.



No último dia do VI Congresso, Sábado, a programação da Sala 1 será:

8h00 = Mesa Redonda sob o tema "Correlação Clínico Radiológica", com os tópicos: Manifestações pulmonares da AIDS, Nódulos pulmonares e Tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) – abordagem prática, seguidos de debate.

10h15= Mesa Redonda sobre "Atualização em Micoses Pulmonares", com os sub-temas: Abordagem clínica e radiológica, Abordagem laboratorial e Tratamento, seguidos de debate. A programação da Sala 1 será encerrada às 12h00.

Programação da Sala 2:

8h00 = Mesa Redonda sobre "Doença Pulmonar Avançada (DPA)", abordando os tópicos: O que é DPA?, Aspectos nutricionais do DPA e Cuidados Multiprofissionais, seguido de debate.

10h15 = Mesa Redonda sob o tema: "Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Grave", com os sub-temas: Cessação do tabagismo, Avaliação Funcional e Oxigenoterapia domiciliar, seguidos de debate. A programação da Sala 2 será encerrada às 12h00.

Programação da Sala 3:

8h00 = Mesa Redonda sob o tema: "Pneumopediatria", com os tópicos: Insuficiência Respiratória Aguda, Infecção Respiratória de repetição e desenvolvimento da criança e Imagenologia em pneumo-pediatria, seguidos de debate.

10h15 = Mesa Redonda sobre "Cirurgia Torácica", com sub-temas:Trauma torácico, Tratamento do câncer e da DPOC: Sem o cigarro, quanto economizaríamos?, A Simpatectomia funciona? e Videotoracoscopia em Substituição a Toracotomia, seguidos de debate. A programação da Sala 3 será encerrada às 12h30.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.