Diferença entre rinite e sinusite









A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, mas nem todos sofrem isso pela mesma razão depende muito da sensibilidade do nariz de cada pessoa, sendo que acontece quando o órgão se defende de agentes irritantes que estão no ar. O nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz, nos olhos, nas orelhas e na garganta são os sintomas que apresentam, na qual a rinite pode ser alérgica quanto provocada por outras causas como o aumento drástico da poluição pode causar a rinite como também o uso de remédios que desentopem o nariz, tome muito cuidado.

A sinusite trata-se da inflamação nas cavidades ao redor do nariz sendo uma infecção causada por bactérias, os sintomas são a obstrução nasal, secreção que pode haver variações mudando de cor, espirros,, muita pressão na face, dor de cabeça e cansaço. É provocada principalmente por vírus e bactéria que tem origem em uma infecção gripal. Deve-se consultar a um medico assim que os sintomas aparecerem, apenas especialista pode estar indicando o remédio adequado.

A sinusite pode ser dividida em aguda e crônica. A aguda é aquela que se manifesta em crises, causando forte dor facial, abundante secreção purulenta no nariz, tosse e febre. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, mas mais frequentes. Ela pode se manifestar como uma tosse persistente ou uma secreção que drena do nariz para a garganta. Mas o que mais se associa à sinusite crônica é a dor de cabeça, em especial aquela entre os olhos. Aliás, quando a maior parte das pessoas afirma ter sinusite está se referindo justamente a esse sintoma: a dor de cabeça na testa ou entre os olhos.

Se por acaso esses orifícios ficam obstruídos (seja por secreção, pelo inchaço da própria mucosa ou por outra causa), o seio da face pode tornar-se uma cavidade sem comunicação com o nariz, totalmente selada, também sem aeração. Assim como acontece com as paredes de um quarto quando o deixamos totalmente trancado (sem ventilação) por muito tempo, a mucosa que reveste os seios da face vai ficando doente, inflamada. O muco que ela produz também não tem para onde ir e acaba acumulando no seio da face e facilitando a proliferação de bactérias. Está formada a sinusite.

Uma rinite mal cuidada pode virar sinusite, o nariz é a porta para agentes irritantes que estão no ar, quando tenta entrar provoca uma reação que resulta em nariz entupido, provocando espirros para eliminá-lo. É muito importante cuidar-se com o tempo seco, pois dificulta a formação do muco que barra a entrada de vírus e bactérias, para amenizar os sintomas deixe a casa limpa, come bem e limpe o nariz com soro fisiológico.

Publicado em 3/01/2011 e atualizado em 16/02/2017
  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.