Diferença entre rinite e sinusite









A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, mas nem todos sofrem isso pela mesma razão depende muito da sensibilidade do nariz de cada pessoa, sendo que acontece quando o órgão se defende de agentes irritantes que estão no ar. O nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz, nos olhos, nas orelhas e na garganta são os sintomas que apresentam, na qual a rinite pode ser alérgica quanto provocada por outras causas como o aumento drástico da poluição pode causar a rinite como também o uso de remédios que desentopem o nariz, tome muito cuidado.

A sinusite trata-se da inflamação nas cavidades ao redor do nariz sendo uma infecção causada por bactérias, os sintomas são a obstrução nasal, secreção que pode haver variações mudando de cor, espirros,, muita pressão na face, dor de cabeça e cansaço. É provocada principalmente por vírus e bactéria que tem origem em uma infecção gripal. Deve-se consultar a um medico assim que os sintomas aparecerem, apenas especialista pode estar indicando o remédio adequado.

A sinusite pode ser dividida em aguda e crônica. A aguda é aquela que se manifesta em crises, causando forte dor facial, abundante secreção purulenta no nariz, tosse e febre. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, mas mais frequentes. Ela pode se manifestar como uma tosse persistente ou uma secreção que drena do nariz para a garganta. Mas o que mais se associa à sinusite crônica é a dor de cabeça, em especial aquela entre os olhos. Aliás, quando a maior parte das pessoas afirma ter sinusite está se referindo justamente a esse sintoma: a dor de cabeça na testa ou entre os olhos.

Se por acaso esses orifícios ficam obstruídos (seja por secreção, pelo inchaço da própria mucosa ou por outra causa), o seio da face pode tornar-se uma cavidade sem comunicação com o nariz, totalmente selada, também sem aeração. Assim como acontece com as paredes de um quarto quando o deixamos totalmente trancado (sem ventilação) por muito tempo, a mucosa que reveste os seios da face vai ficando doente, inflamada. O muco que ela produz também não tem para onde ir e acaba acumulando no seio da face e facilitando a proliferação de bactérias. Está formada a sinusite.

Uma rinite mal cuidada pode virar sinusite, o nariz é a porta para agentes irritantes que estão no ar, quando tenta entrar provoca uma reação que resulta em nariz entupido, provocando espirros para eliminá-lo. É muito importante cuidar-se com o tempo seco, pois dificulta a formação do muco que barra a entrada de vírus e bactérias, para amenizar os sintomas deixe a casa limpa, come bem e limpe o nariz com soro fisiológico.

Publicado em 3/01/2011 e atualizado em 16/02/2017
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.