Prevenção de doenças respiratórias no Inverno
Junto com o frio chegam também as doenças respiratórias. Resfriados, gripes, rinites e tantas outras "ites" atacam mais no inverno.
O organismo geralmente combate sozinho todos esses problemas respiratórios. Em cinco a sete dias, elimina os vírus ou bactérias, com a ajuda de muita hidratação, alimentação balanceada e repouso.
Um sinal de que as doenças podem ter se agravado é apresentar secreções espessas, amareladas ou esverdeadas no nariz ou no ouvido, ou ainda pontos de pus na garganta, o que exige procurar um médico logo. Febre alta e prolongada também precisa de atenção.
Como o corpo é atacado
Todo o nosso sistema respiratório é coberto por uma mucosa com cílios. O frio paralisa esses pelinhos, cuja função é varrer os invasores para fora.
Com os cílios paralisados, os micro-organismos entram no corpo humano e, dependendo de onde se instalam, causam um tipo diferente de infecção. Assim, em uma mesma casa, um vírus pode se alojar no ouvido de uma criança (causando otite) e na faringe da mãe (provocando faringite).
Lugares abertos e ventilados são mais indicados nos dias frios, porque evitam a concentração de vírus e bactérias. Portanto, evite locais fechados e sem ventilação. Abra as janelas do ônibus, não deixe as crianças confinadas e ponha a casa para arejar. É melhor se agasalhar e ficar ao ar livre do que protegido e mais exposto a doenças.
Além dessas medidas, retire o excesso de água do cabelo antes de sair no frio. Cerca de 80% do calor é eliminado pela cabeça. Com o cabelo molhado, você perde calor muito rápido. Ocorre, então, uma vasoconstrição e o sangue foge das mucosas, dificultando o trabalho dos cílios que varrem os vírus e bactérias.
Dicas para evitar doenças
- Lave o nariz com soro ou com água e sal à noite, para retirar a poluição e eventuais invasores
- Use um umidificador para combater o ar seco
- Para evitar infecções, beba mais água, até o xixi ficar bem clarinho
Publicado em 19/05/1 2 e revisado em 26/05/17
Temos um EBOOK Gratuito pra te Oferecer, o Ebook Fisioterapia Respiratória na Pneumonia. Basta clicar aqui
Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!