Bronquite em bebês








A bronquite é a inflamação das principais vias respiratórias que vão aos pulmões, como são os brônquios. É uma inflamação que produz muita tosse e expectoração em crianças.

Se a bronquite é de curta duração, diz-se que é aguda, enquanto que se é de longa duração e recorrente, chama-se bronquite crônica. Os bebês e crianças pequenas têm maior risco de bronquite durante seu desenvolvimento, se seus pais fumam, ou se têm uma doença cardíaca ou pulmonar adjacente.

Para a bronquite aguda, menos grave, não é necessário tomar medicamento, já que ela tende a ser curada em uma semana espontaneamente. O indicado nestes casos é tomar bastante líquido, repousar, utilizar inalador e evitar poluição e fumaça de cigarro. O médico deve sempre ser procurado para avaliar se há febre e o que pode ser ministrado nestes casos.

Já para a bronquite crônica, o tratamento se dá por meio de antibiótico. Muito líquido também é recomendado. Se a tosse for seguida de secreções ela não deve ser inibida com medicamentos para que o muco não se concentre nos pulmões.

Quando os pais do bebê são fumantes, os riscos podem aumentar. Para ser diagnosticada a bronquite crônica, é necessário apresentar os sintomas na maioria dos dias durante três meses.

Além da fumaça do cigarro, outros fatores podem agravar a bronquite, como a poluição do ar e alergias.

A bronquiolite ocorre quase da mesma forma que a bronquite. Mas, no caso de bronquiolite, geralmente são os canais menorzinhos de ligação com os pulmões que ficam obstruídos pelo muco.

Essas pequenas vias respiratórias afetadas na bronquiolite se chamam bronquíolos.

É bem mais comum que os bebês novinhos tenham bronquiolite do que bronquite. Nos menores de 6 meses, a bronquiolite pode ser bem perigosa e precisa de acompanhamento e tratamento o quanto antes.

A bronquiolite viral é a principal causa de internação de bebês com menos de 6 meses em UTI pediátrica por doença respiratória -- associada ou não a pneumonias.

A passagem do ar fica mais difícil e os sintomas da bronquiolite também são parecidos com o da asma.

De maneira resumida, pode-se dizer que a bronquite é um termo mais genérico para um processo inflamatório de qualquer causa nos grandes ou pequenos brônquios e que pode aparecer em qualquer faixa etária.

Já a bronquiolite é um processo inflamatório mais específico de pequenos brônquios ou bronquíolos, geralmente em crianças com menos de 1 ano de idade. Quase sempre é viral, podendo levar a quadros mais graves de insuficiência respiratória, a depender do vírus em questão e da idade do bebê.

A bronquite nos bebês assusta os pais e deixa as crianças com muita tosse e às vezes febre. Vale lembrar que devido à fragilidade do bebê, o especialista deve ser consultado para fazer a avaliação real do quadro. Não é indicado ministrar medicamentos por conta própria.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.