Fisioterapia ajudando quem tem problema respiratório









Como o fisioterapeuta pode ajudar em problemas respiratórios ? A Fisioterapia Respiratória é muito ampla na prática profissional e atua no tratamento de pacientes de todas as idades com distúrbios pulmonares agudos ou crônicos.

Pode ser realizada em ambientes hospitalares, no pré e pós operatório de diversas cirurgias, em Unidades de Terapia Intensiva, clínicas particulares, ambulatórios, centro de assistência e reabilitação e até mesmo na casa do paciente quando se fizer necessário.

Suas principais metas são:

Prevenir o acúmulo de secreções nas vias aéreas, que interfere na respiração normal;

Favorecer a eficácia da ventilação;

Promover a limpeza e a drenagem das secreções; Melhorar a resistência e a tolerância à fadiga, durante os exercícios e nas atividades da vida diária;

Melhorar a efetividade da tosse;

Prevenir e corrigir possíveis deformidades posturais, associadas ao distúrbio respiratório;

Promover Suporte Ventilatório adequado, bem como sua retirada, em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva.

A Fisioterapia Respiratória tem grande indicação nos casos de pacientes com crises repetidas de asma e bronquite, principalmente se ocorre intensa produção de secreção dentro dos brônquios, situação essa que poderia levar a quadros associados de pneumonia.

A asma, também conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica acompanha-se de uma inflamação crônica dos brônquios e sintomas como: falta de ar, aperto no peito, cansaço, chiados e tosse persistente. Ocorre em cerca de 10% da população brasileira, sendo mais frequente em crianças.

A asma e a bronquite causam obstrução brônquica, dificultando a saída do ar de dentro dos pulmões. O papel do fisioterapeuta é justamente fazer a desobstrução brônquica. "Assim que é diagnosticada a asma ou bronquite, é importante que a pessoa procure este especialista para fazer a sua reeducação respiratória, através dos exercícios de relaxamento, postura e o uso do inalador. Isso ameniza muito as crises, diminuindo também a incidência de processos infecciosos pulmonares", explica a fisioterapeuta Dora Veinad Serrano. O fisioterapeuta também tem um papel fundamental no auxílio às pessoas com seqüelas respiratórias causadas por uma forte pneumonia. Nesses casos, pode ocorrer derrame na pleura ("capa"que envolve os pulmões), isto é, um acúmulo de secreção ou água no local.

A Fisioterapia Respiratória, através de ventilação e exercícios próprios, chega a atingir 100% de regressão e melhora desse tipo de quadro clínico. Na UTI, a Fisioterapia Respiratória tem um caráter mais dinâmico e objetivos diferentes. Auxilia na manutenção das funções vitais, através da prevenção e/ou tratamento das doenças cardio-pulmonares, circulatórias, reduzindo assim a chance de possíveis complicações e o tempo de ocupação do leito.

Cabe também ao fisioterapeuta, na admissão do paciente em UTI, adequar o suporte ventilatório necessário, através da instalação imediata de oxigenoterapia e ventilação mecânica.

Asma

Apesar de tanto progresso, a asma ainda hoje é uma doença problemática e que pode levar à morte. O conhecimento da doença é uma das chaves para o sucesso terapêutico.

A crise na asma varia de pessoa para pessoa, podendo variar num mesmo indivíduo em diferentes fases de sua vida. Pode ser classificada em: Asma leve: Os sintomas são discretos e esporádicos, não prejudicando o sono, não provocando falta às aulas e ao trabalho. Também não atrapalham as atividades físicas.

A função pulmonar está normal ou próxima dos valores normais.

Asma Moderada: Os sintomas são mais significativos, o paciente apresenta chiados, cansa-se facilmente, tem tosse. Interfere na atividade diária e os sintomas permanecem também durante a noite. A função pulmonar encontra-se alterada em intensidade variável, mesmos nos momentos fora da crise.

Asma Grave: Sintomas são intensos, freqüentes e em alguns casos, ocorre nítido prejuízo do sono, interferindo de maneira importante no desempenho das atividades diárias do paciente. As atividades físicas encontram-se limitadas. A função pulmonar está baixa.

Fonte: www.servivo.com.br
  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.