Tratar infecções respiratórias em casa


>





As infecções respiratórias são geralmente provocadas por vírus e, nos bebés mais novos ou com menos defesas, podem afectar as vias respiratórias inferiores e provocar insuficiência respiratória.

No Inverno, com a chegada do tempo frio e com o ingresso nas creches e infantários, as crianças ficam mais propensas a contrair infecções.

A fisioterapia respiratória, uma modalidade da fisioterapia que inclui técnicas de desobstrução brônquica e o treino dos músculos respiratórios pode ser um bom aliado no alívio dos principais sintomas. Com a ajuda da fisioterapeuta Inês Fiuza, damos-lhe a conhecer 4 cuidados essenciais que deve seguir em casa a par das sessões de fisioterapia.

1. No tratamento de uma infecção respiratória, é importante humidificar as vias aéreas. Deve fazê-lo através da aplicação de soro fisiológico no nariz. Para desobstruir mais facilmente, deve colocar o soro fisiológico com a cabeça do bebé ligeiramente inclinada.

2. Perante sinais de dificuldade respiratória, faça vapores em casa, na sua casa de banho, ligando a torneira de água quente. Por vezes, basta o vapor da água quente para desobstruir as vias aéreas. «O vapor torna as secreções mais líquidas, o que vai fazer com que sejam mais facilmente expulsas», explica a fisioterapeuta Inês Fiuza. Depois dos vapores, não deve deitar de imediato o seu filho. Faça uma brincadeira que o mantenha activo por uns minutos, para que possa expulsar as secreções.

3. Quando o seu filho estiver deitado, eleve-lhe a cabeça, colocando uma almofada. «Uma posição inclinada liberta as vias aéreas, favorecendo a respiração», esclarece a fisioterapeuta.

4. Controle o funcionamento intestinal do seu filho. Mantenha o seu filho hidratado, faça com que ele beba frequentemente líquidos. Em caso de obstipação, reforce o aporte hídrico.

Para saber como funciona a ginástica respiratória clique aqui e veja como esta modalidade da fisioterapia pode ajudar o seu filho a prevenir problemas respiratórios futuros.
Tratar infecções respiratórias em casa Tratar infecções respiratórias em casa Revisado by Faça Fisioterapia on 10:00 Nota: 5