Fisioterapia respiratória auxilia no tratamento de secreções nos pulmões








A instabilidade climática do fim de ano faz aumentar os casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos.

Como em muitos casos os pequenos não conseguem se livrar das secreções e os quadros de gripes e resfriados podem acabar evoluindo para infecções mais graves. Por isso, os médicos costumam indicar, além de remédios, a fisioterapia respiratória como auxiliar no tratamento desse tipo de doença.

A fisioterapeuta, Rosa Garbino, garante que o tratamento melhora a entrada e saída do ar dos pulmões. As sessões duram em média 15 minutos e são feitas como se fosse uma massagem no corpo da criança. Mas tudo com técnicas para acompanhar os movimentos que estimulam o bebê a desenvolver melhor a capacidade de respiração.

"Se a criança é muito pequena a gente acompanha os movimentos respiratórios . se a criança é mais crescida e ela consegue interagir, dar o comando e ela fazer, aí a gente já diz o que quer e dentro do movimento que ela realiza pelo comando  utilizamos a técnica específica", explicou.

Ainda segundo a fisioterapeuta, o problema que começa com uma simples tosse, pode evoluir para complicações respiratórias mais graves como bronquite, pneumonia, asma, rinite, sinusite e rinossinusite.

Essa fisioterapia não é exclusiva dos bebês. Pode ser feita em pacientes de qualquer idade, com o mesmo objetivo. E também em idosos, que apresentam praticamente as mesmas dificuldades que as crianças.

Para começar a fazer fisioterapira respiratória, o paciente precisa primeiro consultar um médico e receber a orientação adequada sobre qual tratamento deve seguir.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.