Diferenças entre CPAP e BIPAP








Fisioterapia respiratória e cirurgia da obesidade - Egeo


O que é BIPAP?
BIPAP ou Bilevel Positive Airway Pressure é um equipamento semelhante ao CPAP que ajuda na respiração, porém com a possibilidade de ajuste dos níveis de pressão do ar durante o uso.

O CPAP (pressão contínua) é uma máquina que produz um fluxo constante e uniforme de ar para as vias aéreas durante a inspiração e a expiração. O BIPAP e CPAP dos modelos Automáticos, que são mais utilizados para tratamento de Apneia do Sono são capazes de detectar o quanto de pressão de ar nas vias aéreas (cm H2O) é necessária para o paciente, fornecendo assim a quantidade adequada de pressão ar na inspiração e na expiração; tendendo a evitar eventos de apneia obstrutiva no caso de ser preciso maior pressão para manter as vias aéreas livres em determinado momento.

O tratamento com o BIPAP é indicado para pessoas que têm insuficiência cardíaca, doenças neuromusculares, como Esclerose Lateral Amiotr&ocute;fica (ELA) e Distrofia Muscular de Duchenne e diferentes tipos de doenças pulmonares, entre outros. Em alguns casos também pode ser indicado no tratamento da apneia do sono.

O que é CPAP?
CPAP é um aparelho usado principalmente para o tratamento da apneia do sono, portanto no período noturno. Doenças pulmonares e outros distúrbios respiratórios também podem ser tratados com CPAP. O tratamento com o CPAP ajuda em uma melhor qualidade de vida, para as pessoas que sofrem com distúrbios respiratórios, pois evita a fadiga, podendo ser utiizado até mesmo durante atividade física, em esteira ou bicicleta ergométrica para condicionamento físico.

Uma máquina de CPAP é, basicamente, uma pequena caixa ligada a um tubo por onde o ar flui e interligada a uma máscara, que é a interface que se acopla no rosto para possibilitar que a pressão de ar entre pelo nariz (máscara nasal) ou nariz e boca (máscara facial) em alguns casos. Existem diversos modelos de máscaras, a escolha da máscara em conjunto com o fisioterapeuta especialista facilita a adaptação, pois esta interface é o ponto crucial que determina a utilização correta do equipamento e, quando bem aplicada, evita vazamentos e até mesmo lesões que o uso incorreto da máscara pode causar.

O que é Apneia do Sono?
A apneia do sono provoca a interrupção da respiração, com posterior queda de saturação e efeitos cardiovasculares indesejados, o CPAP produz um fluxo de ar que mantém a passagem aberta para a respiração contínua, evitando todos os efeitos colaterais à obstrução das vias aéreas.

A regulagem da pressão de ar adequada é determinada de acordo com cada caso, e deve ser preferencialmente, ajustada por um fisioterapeuta especializado e titulada por polissonografia. Estudos indicam que os casos de apneia do sono não tratados criam um estado prejudicial à saúde, e está associado a doenças cardíacas como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Arritmias, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico (AVC ou AVE), Obesidade, Diabetes Melitus (DM), além de acidentes de trânsito e queda da produtividade no trabalho e rendimento laboral.

Por exemplo, motoristas com apneia do sono são muito mais propensos a se envolverem em acidentes do que aqueles que não apresentam o problema, visto que tendem a adormecer emquanto guiam seus veículos.

Como escolher um CPAP?
O primeiro passo é procurar o médico especialista no assunto, como: Pneumologistas, Otorrinolaringologistas, Neurologistas e Psiquiatras entre outras especialidades como Cardiologia e Geriatria. O usi do CPAP só pode ser feito sobre prescrição médica, que em conjunto com a equipe de fisioterapia decidirão qual irá funcionar melhor para você. Descreva a sua situação ao médico e ao fisioterapeuta especialista, sobre como você dorme e quais são as dificuldades para dormir,isto irá ajudar na hora da escolha do CPAP e como programar os parâmetros. É importante considerar também, se você viaja muito, se precisa de umidificação, o peso da máquina, o tamanho, etc. Esse conjunto de fatores serão essenciais para a melhor escolha do aparelho.

Em quanto tempo o uso do CPAP se torna eficaz?
Cada caso é diferente, no entanto, pode se tornar eficaz em algumas semanas ou até meses, tudo vai depender do seu diagnóstico e da adaptação ao equipamento. Estudo científicos comprovados, demonstram que o acompanhamento especializado é o diferencial que contribui para a adaptação ao CPAP e BIPAP, pois quando o paciente/cliente é monitorado, a equipe pode intervir no momento exato, ajustando ou re-ajustando o aparelho da forma adequada ao melhor uso, diminuindo muito ou até mesmo excluindo a chance de rejeição ao tratamento. No caso de Apneia do Sono, o CPAP deve ser usado todas as noites para os resultados serem positivos. No princípio do uso do CPAP pode haver muitas dúvidas, incomodo ou desconforto, fatos que devem ser de imediato reportados à equipe, que fica totalmente a disposição, para que possamos minimizar e reverter os inconvenientes, sendo que o principal objetivo é eliminar todas as barreiras ao uso do equipamento de pressão positiva, que é mundialmente utilizado como nível 1 de evidência científica no tratamento de Apneia do Sono, mudando completamente a qualidade de vida para muito melhor e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, assim que o paciente adquiri o hábito de usá-lo corretamente de modo que o CPAP torne-se parte da sua rotina. Costuma-se comparar o uso do CPAP ao uso dos óculos, pois a adaptação é semelhante.

O que posso fazer para me acostumar com o CPAP?
A princípio uma boa consulta com especialistas em sono para identificar e diagnosticar corretamente a doença, em seguida a possibilidade de experimentar em local adequado.

Temos à disposição diversos equipamentos e máscaras, com acompanhado de profissionais especializados, que auxiliam na escolha, verificando conforto e ausência de vazamentos, explicando como funciona e a maneira certa, enfim todas as orientações de uso e o posterior acompanhamento são de extrema importância para que se consiga um ótimo uso do CPAP e BIPAP.

Dicas como começar, praticando com a máscara do CPAP por curtos períodos de tempo durante o dia, enquanto você está acordado, assistindo TV, são essenciais. Em seguida tente usar a máscara e a mangueira com a pressão de ar, durante o dia. Fazendo esses testes durante o dia, quando for usar ao deitar a noite não terá dificuldade para se adaptar ao CPAP.

Hoje em dia, contamos com a tecnologia de leitura de cartão de memória presente na maioria dos CPAPs e BIPAPs, o que permite ao profissional especialista visualizar cada noite de uso, verificando quanto tempo de uso em e qual a pressão, entre outros itens que interferem no bom uso do produto, como vazamento, etc. Permitindo assim a intervenção na hora certa com ajustes precisos e melhor aproveitamento do equipamento pelo paciente, visando sempre manter o Índice de Apneia e Hipopneia (IAH) dentro do considerado normal, ou seja, menor de 5 por hora de sono .

No primeiro ano de uso, o ideal é uma leitura de cartão a cada um mês ou menor período de tempo ou de acordo com a solicitação do médico nos primeiros 3 meses; depois no sexto mês e depois o monitoramento segue por ano ou quando requisitado pelo médico ou paciente, pois na Physical Care estamos sempre a disposição para atendê-lo e estamos muito satisfeitos com a adaptação de nosso pacientes / clientes pois temos cerca de 85% de eficácia de uso ao CPAP / BIPAP, que é totalmente acima da média do mercado e estamos sempre nos aperfeiçoando em busca do melhor atendimento com aumento da adesão ao tratamento.

Minha garganta fica seca quando eu uso o CPAP, isso é normal?
Sim, esta queixa é muito comum. Nos modelos novos de Cpap e Bipap existe a possibilidade de adquirir e acoplar o Umidificador a qualquer momento da terapia, caso o seu aparelho não tenha esta função você deve trocá-lo por outro, principalmente se você vive nas grandes capitais, que geralmente são mais poluídas e dos principais efeitos da poluição é o ar cada vez mais seco. Ao fazer a troca de aparelhos consulte sempre o seu médico e fisioterapeuta Physical Care que irá te direcionar ao melhor custo-benefício do mercado e acompanhar de perto sua adaptação, desmistificando o uso dessa máquina excelente.

Se eu for viajar devo levar o CPAP comigo?
Sim deve, obrigatoriamente. O uso do CPAP é um tratamento, se você interromper o uso, mesmo que por poucos dias, há grandes chances de regredir no tratamento, por isso é importante o uso diário do CPAP. Sem contar que se for uma viagem de lazer, você pode incomodar as pessoas com quem possa vir a dividir a noite de sono, voltando a roncar. Sendo uma viagem de negócios, além de roncar, você pode retornar a ter sintomas como a desatenção e hipersonolência diurna, que leva ao cochilo durante as reuniões, por exemplo. E pior ainda se for viajar de carro, pois o risco de dormir ao volante é altíssimo no caso de Apneia do Sono e outras doenças do sono não tratadas.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.