Fisioterapia respiratória para asmáticos









Respirar corretamente é essencial para o bem estar geral, um processo que tem como função levar o oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico. O principal músculo da respiração é o diafragma. O asmático apresenta um bloqueio inspiratório. Isso significa que para respirar ele usa mais a parte superior do tórax, o que causa uma diminuição do movimento da caixa torácica inferior, com o diafragma tendo sua função invertida.


Com o passar dos anos, esse modo errado de respirar provoca um desequilíbrio de toda a musculatura do tórax, podendo ocasionar o surgimento de deformidades torácicas como: peito de pombo, peito escavado, depressão submamária, tórax em tonel, entre outras. Pode, inclusive, levar a alterações da coluna vertebral. Devido a tudo isso, o paciente acaba entrando num círculo vicioso em que a respiração inadequada piora a postura e a postura inadequada piora a respiração.

Além disso, algumas pessoas adquirem o hábito de respirar com a boca sempre aberta, o que também contribui para piorar estes transtornos, já que este tipo incorreto de respiração produz uma diminuição de oxigenação pulmonar e contribui para a piora da asma.

A fisioterapia respiratória utiliza técnicas de relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos do corpo. Possibilita também uma reeducação do diafragma e uma educação funcional respiratória. O método de Reeducação Postural Global (RPG) está sendo utilizado, atualmente, em conjunto com a fisioterapia respiratória, pretendendo, ao mesmo tempo, uma reestruturação da postura e da respiração.

Nos períodos em que o paciente não está na vigência da crise, são realizados os exercícios de manutenção, os quais consistem no treinamento da musculatura respiratória e aprendizado para o uso do diafragma de maneira que os músculos fiquem relaxados e possam promover a reeducação funcional. Para a melhoria do padrão ventilatório na asma, a fisioterapia utiliza-se de exercícios respiratórios associados com tipos diferentes de respirações, técnicas de expansão e conscientização da respiração.


O objetivo do tratamento fisioterápico é melhorar o condicionamento físico do asmático, proporcionando uma readaptação gradativa aos esforços físicos e encorajando o paciente a participar de atividades físicas em geral. Só assim a pessoa asmática poderá não apenas controlar sua doença mas também melhorar sua qualidade de vida.
- See more at: http://www.vocesemasma.com.br/site/fisioterapia-respiratoria-para-asmaticos/#sthash.CbDrCxsh.dpuf
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.