Fisioterapia respiratória para asmáticos









FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA DE A A Z – Faculdade Inspirar 

 

Respirar corretamente é essencial para o bem estar geral, um processo que tem como função levar o oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico. O principal músculo da respiração é o diafragma. O asmático apresenta um bloqueio inspiratório. Isso significa que para respirar ele usa mais a parte superior do tórax, o que causa uma diminuição do movimento da caixa torácica inferior, com o diafragma tendo sua função invertida.


Com o passar dos anos, esse modo errado de respirar provoca um desequilíbrio de toda a musculatura do tórax, podendo ocasionar o surgimento de deformidades torácicas como: peito de pombo, peito escavado, depressão submamária, tórax em tonel, entre outras. Pode, inclusive, levar a alterações da coluna vertebral. Devido a tudo isso, o paciente acaba entrando num círculo vicioso em que a respiração inadequada piora a postura e a postura inadequada piora a respiração.

Além disso, algumas pessoas adquirem o hábito de respirar com a boca sempre aberta, o que também contribui para piorar estes transtornos, já que este tipo incorreto de respiração produz uma diminuição de oxigenação pulmonar e contribui para a piora da asma.

A fisioterapia respiratória utiliza técnicas de relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos do corpo. Possibilita também uma reeducação do diafragma e uma educação funcional respiratória. O método de Reeducação Postural Global (RPG) está sendo utilizado, atualmente, em conjunto com a fisioterapia respiratória, pretendendo, ao mesmo tempo, uma reestruturação da postura e da respiração.

Nos períodos em que o paciente não está na vigência da crise, são realizados os exercícios de manutenção, os quais consistem no treinamento da musculatura respiratória e aprendizado para o uso do diafragma de maneira que os músculos fiquem relaxados e possam promover a reeducação funcional. Para a melhoria do padrão ventilatório na asma, a fisioterapia utiliza-se de exercícios respiratórios associados com tipos diferentes de respirações, técnicas de expansão e conscientização da respiração.


O objetivo do tratamento fisioterápico é melhorar o condicionamento físico do asmático, proporcionando uma readaptação gradativa aos esforços físicos e encorajando o paciente a participar de atividades físicas em geral. Só assim a pessoa asmática poderá não apenas controlar sua doença mas também melhorar sua qualidade de vida.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia Respiratória na Pneumonia



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.