Fisioterapia na UTI Neonatal
No Brasil, as iniciativas para o trabalho de fisioterapia nas unidades de terapia intensiva neonatal (UTINs) iniciaram-se na década de 80. No primeiro momento, após a criação das UTINs, a preocupação maior era a de melhorar a sobrevida dos recém-nascidos (RNs) sem aumentar o número de complicações. Partindo desse preceito, pode-se afirmar que a fisioterapia é uma especialidade que vem progredindo por meio do esforço de profissionais que têm como proposta um atendimento diferenciado para os RNs de alto risco
Devido à imaturidade dos sistemas, os recém-nascidos prematuros apresentam altos riscos de desenvolver complicações respiratórias e neuro-motoras. As indicações da fisioterapia respiratória e motora em neonatologia dizem respeito a todos os problemas respiratórios causados por uma obstrução funcional de vias respiratórias e motoras prevenindo osteopenia da prematuridade (alteração no processo de mineralização óssea levando a fragilidade) e desenvolvimento neuropsicomotor.
As indicações de intervenção fisioterapêutica e os tipos de condutas utilizadas variam de acordo com o local e o preparo técnico do profissional.
Existem locais em que a indicação da fisioterapia é determinada pelo médico e locais em que todos os pacientes internados na UTIN recebem atendimento de fisioterapia
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!