Saiba mais sobre o "Peito de Pombo"
Respirar corretamente é essencial para o bem estar geral e tem como função levar o oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico. O principal músculo da respiração é o diafragma. O asmático apresenta um bloqueio inspiratório. Isso significa que para respirar ele usa mais a parte superior do tórax, o que causa uma diminuição do movimento da caixa torácica inferior, com o diafragma tendo sua função invertida.
A presença de deformidades torácicas, como "peito de pombo", depressão inframamária, cifose e cifoescoliose, está associada com as formas mais graves e persistentes da doença. A ausculta poderá revelar sibilos, preferencialmente expiratórios, principal característica clínica da asma.
Peito de pombo ocorre quando o osso esterno e costela se deformam, fazendo com que o peito se curve para fora. É um defeito congênito raro, e em alguns casos a deformidade não é perceptível durante anos. É causada por um defeito na cartilagem que envolve os ossos do esterno e costelas, formando a protuberância.
O peito de pombo pode ser uma anomalia por si, não associada a qualquer doença. No entanto, a condição pode estar presente em associação com outras síndromes. Veja:
- Síndrome de Turner
- Síndrome de Noonan
- Síndrome de Marfan
- Síndrome de Ehlers-Danlos
- Síndrome de Morquio
- Trissomia 18
- Síndrome de Down
- Homocistinúria
- Osteogênese imperfeita
- Síndrome de lentigos múltiplos Síndrome de Sly
- Escoliose.
Para Fisioterapeutas que trabalham com fisioterapia na pneumologia é fundamental a atualização de tratamentos e de conceitos de doenças. Então conheça:
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!