Como fazer um bom tratamento de Fisioterapia Respiratória
Para se fazer um bom tratamento de Fisioterapia Respiratória, é preciso prestar atenção nos objetivos da fisioterapia respiratória, que é prevenir e tratar as doenças do sistema respiratório.
Por meio dessa técnica será possível melhorar a distribuição de oxigênio para o corpo todo. Dessa forma, as vias respiratórias serão desobstruídas das secreções e, com isso, a capacidade ventilatória do pulmão aumentará.
Doenças como atelectasia e pneumonia não farão mais parte da vida do paciente depois que ele seguir à risca os tratamentos da fisioterapia respiratória. Sua saúde e qualidade de vida melhorarão muito.
Benefícios proporcionados ao bem-estar do paciente
Em suma, a fisioterapia respiratória proporcionará ao paciente a oportunidade de ter uma vida melhor, e isso se deve aos benefícios que a técnica oferece.
Aumento da resistência respiratória
A resistência respiratória é responsável por suportar a fadiga nos esforços realizados com longa duração e intensidade moderada.
Por meio da fisioterapia respiratória é possível aumentar a capacidade que os pulmões têm de fazer o transporte adequado do oxigênio para o sangue e demais nutrientes para os tecidos. Dessa forma, o paciente conseguirá realizar suas atividades físicas diárias sem correr o risco de se sentir mal pela falta de ar.
Diminuição da fadiga
A prática de fisioterapia respiratória também auxiliará na redução da fadiga. Isso acontece porque, como explicamos no tópico anterior, a resistência da respiração é fortalecida, proporcionando ao indivíduo mais disposição para realizar suas atividades físicas e demais trabalhos rotineiros.
Melhora da mobilidade da caixa torácica e coluna dorsal
Por restabelecer o padrão respiratório funcional, a fisioterapia consegue diminuir o gasto de energia durante a respiração. Com isso, a ventilação é melhorada e, consequentemente, as secreções são eliminadas, facilitando as trocas gasosas que ajudam a melhorar a mobilidade da caixa torácica.
Os problemas com a coluna dorsal também podem ser reduzidos com a técnica. Isso porque ela ajuda a exercitar a resistência e o movimento do músculo (conhecido como transverso do abdômen), localizado desde o umbigo até a região da coluna, que é responsável por nos oferecer estabilidade.
A Fisioterapia Respiratória pode ser caracterizada como sendo um conjunto de técnicas realizadas com o objetivo de prevenir e recuperar disfunções referentes ao processo de respiração do ser humano, promovendo assim a máxima funcionalidade e qualidade de vida para as pessoas que sofrem com disfunções respiratórias.
Publicado em 01/02/14 e revisado em 22/10/20
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!